quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

OUTUBRO - SEMANA PEDAGÓGICA


SEMANA PEDAGÓGICA – 2009.

TEMA GERAL

IEPIC, Diálogos e Reflexões – Construindo redes


APRESENTAÇÃO


O Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho é a primeira escola de formação de professores da América Latina, fundada em 1835, objetiva ser um centro formador, disseminador e produtor de conhecimentos destinados a promover a formação e o aprimoramento do professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atentando para a atual política da Educação irá realizar nos dias: 26, 27,29 e 30/10 a Semana Pedagógica 2009: IEPIC, Diálogos e Reflexões – Construindo Redes.

Buscamos propostas que auxiliem na formação do professor, inicial ou continuada, que estejam em conformidade com os aspectos sociais, políticos e culturais da realidade atual, procurando minimizar desigualdades e oferecer reais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A organização da Semana pedagógica propõe assegurar o pluralismo de idéias e o acesso aos avanços e acontecimentos importantes que a realidade cultural, científica e política do país apresentam, na busca pela qualidade da Educação.

OBJETIVO

- Propiciar o fortalecimento de parcerias com as redes de apoios com todos os órgãos governamentais e não governamentais para os programas a serem implantados, face às necessidades apresentadas pela demanda escolar; debatendo propostas alternativas à Educação de todos;

- Possibilitar o intercâmbio e divulgar experiências educacionais entre educadores, pesquisadores, estudantes e integrantes da comunidade escolar;

- Dialogar e refletir sobre as políticas públicas da Educação, o papel da escola na construção e na propagação de valores e atitudes para uma convivência social responsável e solidária.

- Aprofundar as referências epistemológicas, políticas e éticas, comprometidas com a educação popular, democrática e inclusiva;

- Dar maior visibilidade ao curso de formação inicial de professor, em nível médio, como mais uma alternativa, nesse nível, que traz em seu bojo, face a sua peculiaridade, uma educação mais humanista.

METODOLOGIA

A semana pedagógica será dividida por eixos temáticos, que abordam assuntos do cotidiano escolar:

26/10/09

I – Educação e Políticas Públicas:

O papel dos Institutos de Educação e sua formação em nível médio, atendendo as novas perspectivas e legislação acerca da formação profissional.

27/10/09

II - Escola: Espaço social de pertencimento, participação ativa dos sujeitos e formação de laços de solidariedade. Práticas Educativas apontando novos paradigmas.

29/10/09

III - Inclusão e diversidade: Desafios da Escola Pública.

30/10/09 – FEIRA INTERDISCIPLINAR

IV- Educação e Sustentabilidade: Qualidade de vida para o ser humano e respeito à natureza.



Os professores do 1º ao 5º ano participaram das mesas redondas do primeiro e segundo dia: Escola: espaço social de pertencimento e Inclusão e diversidade.

As oficinas foram distribuídas para que todos os nossos alunos pudessem participar: jogos trava-língua (Profª Sandra Magalhães), dobradura (Profª Eliane Pinho), Contação de Histórias, (Profª Maria José Coelho) sensibilização (Profª Sueli Carneiro), Brinquedos (Profª Eliane Pinho), Compartilhando Valores (Profª Sonia Almeida), teatro "Patinho Surdo" (Grupo Sala de Recursos) e o teatro de Rubens Emegripp.

Os professores também participaram das oficinas: Comunicação Alternativa (Juceli Carneiro-NAPES), Uso do material concreto no ensino da matemática nas séries iniciais (Caroline Loureiro - Psicologia UFF), Canal da TV que queremos (Profª Olga Azevedo e alunas pedagogia UFF), A escrita do aluno surdo na língua portuguesa (Profª Lien Borges), Produção de Cordel (Lisa Stér Cöy), Oficina do livro falado (Analu - SESC), Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S RJ), Todo texto tem contexto (Prof. Maycon e Profª Luciene).

Muitas oficinas estavam disponíveis para o público presente no evento.


VEJA O VÍDEO ->

Nenhum comentário:

Postar um comentário